Nesta terça (19), o Ceará venceu o Avaí por 1 a 0, no Castelão, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, e, com o resultado, chegou à 14ª colocação da tabela com 24 pontos. Vindo de dois triunfos, o Vozão espera manter a boa fase para brigar pela parte de cima da classificação. E quem tem sido um dos responsáveis pelo desempenho recente do Vozão na Série A é Marquinhos Santos, que já superou alguns números de seu antecessor, Dorival Júnior.

Segundo levantamento do GE, o atual comandante alvinegro esteve à frente do Ceará em sete partidas do Brasileirão, sendo duas vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, além de sete gols marcados e cinco sofridos. Com 10 pontos somados de 21 possíveis, Marquinhos acumula um aproveitamento de 48% no campeonato. Número maior ao apresentado por Dorival, que deixou o Vozão após a 11ª rodada da Série A para assumir o Flamengo.

Vale lembrar que o ex-técnico conquistou três triunfos, quatro empates e três derrotas no Brasileiro, e, nesse período, o Ceará anotou 13 gols, mas também teve sua defesa vazada em 13 oportunidades. Dorival Jr. colocou a equipe alvinegra na 13ª colocação com 13 pontos de 30 possíveis, ou seja, um aproveitamento de 43%. Importante ressaltar que, dentro dessa análise, o Vozão foi dirigido pelo interino Pedro Sotero em uma rodada, quando empatou.

Além da melhora na Série A, Marquinhos Santos também garantiu o Ceará nas quartas de final da Copa Sul-Americana mantendo o 100% de aproveitamento, já que a equipe alvinegra venceu todos os oito jogos que disputou no torneio. Por outro lado, o técnico não conseguiu evitar a eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil para o Fortaleza. Agora, o Vozão volta a campo neste domingo (24), às 16h, para enfrentar o Juventude, fora de casa, pela 19ª rodada do Brasileirão.