Neste domingo (16), o Bahia buscou o empate em 1 a 1 com o Grêmio, fora de casa, pela 35ª rodada da Série B e, com o resultado, se manteve na 3ª colocação da tabela com 57 pontos. Com o objetivo de voltar à elite do futebol brasileiro, a equipe tricolor tem chances matemáticas de atingir o feito já na próxima rodada do campeonato, devendo apenas fazer o ‘dever de casa’ e secar os rivais diretos. Confira os cenários em que o Esquadrão conquista o acesso antecipado.

Caso o Bahia ganhe do Vila Nova no próximo sábado (22), às 16h30, na Arena Fonte Nova, pela 36ª rodada da Série B, já não poderá ser alcançado por Ituano e Londrina. Entretanto, a equipe tricolor precisa torcer para que Sport, Criciúma e Sampaio Corrêa não vençam seus jogos para garantir o acesso. Nesse cenário, o Esquadrão chegaria aos 60 pontos e não seria mais ultrapassado na classificação por ter mais triunfos (primeiro critério de desempate) que os demais adversários.

O Bahia também volta à Série A se triunfar diante dos goianos, o Sport não vencer, e Criciúma e Vasco ficarem no empate, já que a 37ª rodada do campeonato teria o confronto direto entre os cariocas e Sampaio Corrêa, sendo que apenas um deles conquistariam uma das vagas. Vale lembrar que, segundo o GE, o Esquadrão é o único time da Série B que ficou todas as rodadas no G-4, e isso deve ser concretizado até o final da competição.

Mesmo que o acesso não venha na 36ª rodada da Série B, o Bahia não deixa a zona de acesso à elite independentemente dos resultados dos rivais diretos. A última vez que a equipe tricolor correu o risco de sair do G-4 foi na 8ª rodada do campeonato, quando tinha apenas um ponto de vantagem para o 5º colocado. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o Esquadrão tem 96,1% de chances de subir de divisão.