O foco é a Seleção Brasileira
Desde as raízes no interior do Paraná até os gramados da Premier League, a trajetória de Andreas Pereira é marcada por uma convicção inabalável: representar algum dia a seleção brasileira.
Nascido em Duffel, na Bélgica, onde seus pais construíram uma família, o volante enfrentou desde cedo a difícil escolha entre as seleções brasileira e belga. Contudo, sua identidade e paixão pelo futebol verde e amarelo falaram mais alto, moldando seu destino nas categorias de base e alimentando o sonho de vestir a Amarelinha.
Ao longo dos anos, as bifurcações surgiram, com convites recorrentes para defender a seleção belga, mas a resposta de Pereira sempre foi um firme “não”. Mesmo quando confrontado pelo então técnico da Bélgica, Roberto Martinez, que buscou persuadi-lo pessoalmente após a Copa do Mundo de 2018, o compromisso de Andreas com o Brasil permaneceu inabalável.
A chegada de Dorival Júnior à comissão técnica da seleção brasileira renovou as esperanças do jogador. O ex-treinador do São Paulo, conhecido por valorizar talentos e proporcionar oportunidades, vem monitorando o ex-Flamengo, visitando-o durante os treinamentos do Fulham e deixando claro que o jogador está em seu radar.
Voando na Premier League
Com números impressionantes na atual temporada do Campeonato Inglês, liderando estatísticas de passes decisivos entre os brasileiros na Europa, Pereira se destaca como uma peça fundamental e espera ansiosamente por uma convocação.
No entanto, a jornada do meio-campista rumo à seleção brasileira vai além das estatísticas e dos convites recorrentes. É uma jornada de compromisso e sacrifício, como o próprio atleta revelou em entrevista ao GE.
“Meu sonho é defender a seleção brasileira, não mudou nada e não vai mudar. Ele disse para eu pensar bem, ver como vai ser, mas deixar um sonho de criança de lado só para jogar em uma Seleção e não me sentir bem”, revelou Andreas Pereira.
Em janeiro, diante de uma proposta milionária do Al Etifaq, o volante recusou a oferta, priorizando seu objetivo de jogar pela Canarinho. Seus números impressionantes no Fulham, com 70 jogos, seis gols e 16 assistências desde sua chegada ao clube de Londres, refletem não apenas seu talento, mas também sua dedicação e determinação em alcançar seu sonho.
Leia mais: Flamengo é preterido em possível final do Cariocão e Tite é questionado
Está nas mãos de Dorival
“No Fulham, jogo mais como terceiro, me sinto importante e protagonista. Como segundo volante, eu sempre joguei. Então, são duas posições que eu me vejo apto a competir para concorrer pela Seleção. Sei que posso ajudar a equipe. Mesmo atuando um pouco mais avançado, sempre vou poder jogar de segundo homem também”, explicou Andreas.
A convocação para os amistosos contra Inglaterra e Espanha, agendados para março, representa uma oportunidade decisiva para o atleta. Com o apoio de Dorival Júnior e o respaldo de uma temporada brilhante na Inglaterra, ele espera finalmente realizar seu sonho de vestir a camisa verde e amarela.
“Mesmo não sendo uma certeza, jogo futebol desde criança pensando na Seleção. Querendo ou não, o que faz a gente feliz é lutar pelo sonho. Estou vivendo um momento em que jogo bem aqui e mantenho esse sonho vivo. Estou batalhando por isso”, completou Andreas Pereira.
Nas redes sociais, a torcida do Rubro-Negro carioca relembrou a passagem do meio-campista pelo clube, em 2021 e 2022, embora ele tenha ficado marcado com uma falha na final da Conmebol Libertadores.