Foco total na temporada de 2024
O Fluminense encerrou a temporada de 2023 em alta, mesmo com a goleada sofrida para o Manchester City. Afinal, o time foi campeão da Taça Guanabara, Campeonato Carioca e pela primeira vez na história da Libertadores.
Além disso, ainda conseguiu chegar na final do Mundial de Clubes, onde mesmo derrotado pelo City, mostrou seu estilo de jogo, que chamou atenção no futebol sul-americano.
Em resumo, agora, o Tricolor das Laranjeiras vem trabalhando na montagem do elenco para a próxima temporada, que se inicia muito em breve. O Flu vem se movimentando no mercado da bola de olho em 2024.
Além de definir quem chega e quem sai, o Fluminense ainda busca definir outras situações internamente. É o caso do lateral-direito Samuel Xavier, de 33 anos, um dos principais nomes da equipe de Fernando Diniz.
Situação de Samuel Xavier no Fluminense
O defensor tem contrato apenas até dezembro de 2024 com o Fluminense e com isso a partir da janela de transferências de julho poderia deixar a equipe carioca de graça.
Portanto, o Fluminense não perdeu tempo e já enviou uma oferta para renovar com o lateral. A oferta está nas mãos de Samuel Xavier, que deve dar uma resposta nos próximos dias, a tendência é um desfecho positivo.
Na proposta, o Tricolor das Laranjeiras oferece mais um ano de contrato, ou seja, até o final de 2025. Além disso, a oferta prevê uma valorização salarial para o lateral, de acordo com informação do GE.
A conversa para a renovação contratual acontece desde dezembro de 2023. As partes sentaram para falar da extensão logo após a disputa do Mundial de Clubes.
Leia mais: Mais de R$60 milhões: Fluminense recebe proposta milionária por John Kennedy e dá resposta imediata
Peça importante da equipe de Diniz
Nome importante da equipe de Fernando Diniz, Samuel Xavier ficou de fora apenas por conta de lesão, suspensão ou quando precisou ser poupado. Dessa maneira, disputou 52 partidas em 2023, onde marcou quatro gols.
Aliás, o Fluminense repete o mesmo feito na temporada passada. Já que logo em janeiro de 2023, o Tricolor das Laranjeiras renovou com o lateral-direito até o fim de 2024.
De olho em 2024, além das contratações, o Tricolor das Laranjeiras tem como objetivo principal manter o máximo de jogadores possíveis. A permanência de Nino e André são difíceis, mas outros nomes do elenco também vem sendo sondados.
É o caso do atacante John Kennedy, que recebeu uma proposta milionário do Lyon, da França, mas prontamente recusou a oferta e mostrou que quer a permanência do jogador para 2024.