Desafios dentro e fora das quatro linhas

O Corinthians acabou decepcionando a torcida no último sábado (1), após perder mais uma partida pelo Brasileirão. Dentro da Neo Química Arena, o Timão jogou mal e acabou sendo derrotado pelo Botafogo por 1 a 0. Com o resultado negativo, a equipe está amargando o Z-4 do torneio, ocupando a 17ª colocação com apenas cinco pontos somados em sete jogos.

Além dos desafios dentro de campo, o presidente Augusto Melo reconheceu que o Corinthians está sofrendo para conseguir reforços. Vale lembrar que o time perdeu alguns de seus medalhões nos últimos dias além das carências que o clube já tinha.

Falta referência no elenco?

Um dos veteranos que deixaram o clube foi o meia Paulinho, último dos atletas que participaram da conquista do Mundial de Clubes a deixar o clube. Em entrevista ao programa Jogo Aberto, o jogador avaliou a decisão do clube de não renovar com os medalhões.


“Se ele (Augusto Melo) acertou ou errou, só vamos ver lá na frente. Quem dos atletas não queria que continuasse Renato (Augusto), Giuliano, Gil? Todos queriam. Os atletas têm identificação, conhecem o clube. Mas é uma decisão que você tem que respeitar. E outra, se o presidente achou que o ciclo desses atletas acabou, o que vamos fazer? Não tem questionamento, temos que seguir trabalhando”, avaliou.

Um dos papéis dos craques mais experientes é exercer liderança no elenco, mas Paulinho acredita que novos líderes podem surgir no Timão. “Obviamente tem que ter veteranos para dar respaldo aos garotos, isso é muito claro. Mas a liderança não é só falar no vestiário, uma liderança técnica também é válida. O caso do Wesley, um menino de 19 anos. Ele pensa muito rápido, é muito para a frente, é uma liderança técnica. Mas hoje não tem uma referência de jogadores, o que faz com esses meninos? Esperamos que saia (do Z4) o mais rápido possível.”.

Paulinho tem razão ao apontar ausência de liderança no elenco do Corinthians?

Paulinho tem razão ao apontar ausência de liderança no elenco do Corinthians?

Sim
Não

206 PESSOAS JÁ VOTARAM

Clima nos bastidores

Mas não é apenas com o surgimento de novas lideranças que o clube vai precisar lidar, o Timão vem enfrentando uma série de polêmicas extra campo, inclusive com o novo patrocinador master do clube, a VaideBet. Paulinho avaliou o impacto das crises externas no futebol da equipe.

“Não tem como fugir disso, os atletas enxergam, olham as redes sociais, leem as notícias. O que eu sempre tentei fazer ali é que os meninos não enxergassem a parte interna. Não é problema nosso, temos hierarquia dentro do clube para resolver as questões. O que o elenco que ficou lá tem que fazer é jogar futebol. Se tem resultado positivo minimiza problemas externos, mas se ficar pensando nisso não consegue fazer o principal.”.

Apesar disso, Paulinho afirmou que o clima que vivia no clube era positivo. “Era muito bom. Eu era dos mais experientes para fazer o ambiente ficar sempre bom. Não tinha nada para falar do Corinthians. Os resultados afetam, com certeza, estar na situação em que estar no Brasileirão faz efeito, mas no geral sempre fui um cara que estava na linha de frente e nunca vi ambiente ruim dentro do clube.”