Nos últimos tempos, o futebol mineiro tem sido um dos temas mais comentados no Brasil. Isso porque o Galo é uma das maiores potências do esporte nacional, o Cruzeiro agora está sob controle de Ronaldo e o América-MG segue impressionando a todos com suas atuações, apesar de ser considerado um time de menor expressão. Com isso, uma pesquisa feita pela Quaest/Genial mostra como se encontra a divisão das torcidas no estado. 

Primeiramente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que fez um levantamento em agosto de 2021, o estado possui cerca de 21,4 milhões de habitantes. Apesar da dominância do Atlético-MG nos últimos anos, a maior parte do estado ainda é da Raposa. O Cruzeiro tem 26% dos residentes do estado na torcida pelo Clube. O que equivale a aproximadamente 5,5 milhões de cruzeirenses. 

Foto: Fernando Moreno/AGIF.

Já o Galo aparece consideravelmente distante no segundo lugar, com ‘apenas’ 3,8 milhões de atleticanos, uma porcentagem de 18%. Mas essa não é a maior surpresa do levantamento, segundo a pesquisa 23% das pessoas que vivem em Minas Gerais não torcem para nenhum time no futebol brasileiro. Um número expressivo que chega a superar a quantidade de torcedores do Atlético-MG. 

Os torcedores do Coelho (América-MG), que é considerado o terceiro Clube mais ‘tradicional’ do estado, representam apenas 1% da população. É a mesma porcentagem de times como o Botafogo e Santos.

Via: Cruzeiro TV.

A grandeza do Flamengo parece realmente atravessar barreiras, o time Carioca possui uma imensa legião de fãs em Minas. Cerca de 9% da população tem o rubro-negro como o time do coração, mesmo estando fora do Rio de Janeiro. O outro time que não é mineiro, mas possui alta representatividade no estado é o Corinthians, com 6%.

Matéria produzida por Gabriel Pirovani.