Na última segunda (2), o presidente da Fifa Gianni Infantino esteve presente no velório de Pelé na Vila Belmiro, em Santos. Ao falar com a imprensa, o mandatário da maior entidade do futebol enalteceu a importância do Rei e revelou que ia propor que ao menos um estádio de cada país receba o nome da lenda brasileira.
E a primeira federação a aderir a recomendação já se pronunciou. O primeiro-ministro de Cabo Verde, país da África, José Ulisses Correia e Silva anunciou nesta quarta (4), que o Estádio Nacional de Cabo Verde, passará a se chamar Estádio Pelé.
“Pelé foi e sempre será uma referência no Brasil, na nossa lusofonia e em todo resto do mundo, sendo um ídolo que liga várias gerações. Como homenagem e reconhecimento a esta figura que engrandece a todos, manifesto a intenção de nomear o nosso estádio nacional, como Estádio Pelé, numa iniciativa à qual acredito que vários países pelo mundo nos acompanharão”, declarou o primeiro-ministro.
Esta não é a primeira homenagem feita ao atleta do século após seu falecimento. Na última terça (3), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, revelou que uma rua que circunda o estádio do Maracanã passará a se chamar Avenida Pelé. Lembrando que o Rei vestiu a camisa do Alvinegro Praiano durante 18 anos. Ao todo ele atuou no clube em 1116 partidas e balançou as redes 1091 vezes. Já ao longo de toda carreira, foram 1365 partidas e 1282 gols.