O São Paulo tem aproveitado a pré-temporada para botar o planejamento para 2023 em prática, incluindo a montagem do elenco de Rogério Ceni. Além dos reforços já anunciados, a diretoria também promoveu uma faxina no grupo. Um dos remanescentes do ano passado é Rafinha, que tem sido um dos homens de confiança do treinador. Nesta quinta (12), a situação do lateral-direito sofreu uma reviravolta nos bastidores, cuja ‘bomba’ chegou ao Tricolor.

Isso porque, segundo o GE, Rafinha havia sido suspenso por um jogo após julgamento do TJD-SP (Tribunal de Justiça Desportiva) em decorrência da expulsão na final do Paulistão de 2022, diante do Palmeiras. Contudo, o lateral-direito teve a pena revertida e foi liberado para a estreia do São Paulo na temporada. Para isso, o jogador de 37 anos teve o castigo revertido em doações de cestas básicas para uma entidade assistencial.

Rafinha agora volta a ficar à disposição de Ceni para brigar por uma vaga entre os titulares com Igor Vinicius, que retornou aos treinamentos nos últimos dias e participou normalmente do jogo-treino do Tricolor contra o São Bernardo, na última quarta (11). Na ocasião, o São Paulo foi a campo com Rafael; Rafinha, Ferraresi, Arboleda e Welington; Pablo Maia, Rodrigo Nestor e Luciano; Pedrinho, Calleri e Wellington Rato, de acordo com o Blog do São Paulo.

O veterano foi contratado pela diretoria no início da última temporada, vindo do Grêmio, tendo disputado 50 jogos em 2022, sendo 44 deles como titular. Jogando também como zagueiro com Rogério Ceni, Rafinha teve o contrato renovado com o São Paulo até o final deste ano. O Tricolor, por sua vez, segue se preparando para a 1ª rodada do Campeonato Paulista, que está marcada para este domingo (15), às 18h30, diante do Ituano, no Morumbi.