Planejamento para 2025

A diretoria do Palmeiras já voltou o seu foco para o planejamento da próxima temporada. Um dos pontos que tem ganhado destaque nos últimos dias é o fato de alguns jogadores importantes terem o futuro cada vez mais incerto, como é são os casos de Rony, Dudu e Zé Rafael, que antes eram considerados peças fundamentais, e agora perdem espaço no time titular e, inclusive, ficaram no banco durante a vitória sobre o Cruzeiro.

Vale destacar, no entanto, que eles ainda possuem contratos longos, porém uma saída não é descartada, mas não é simples, o que coloca a diretoria diante de uma delicada decisão. Ronny e Zé Rafael têm contrato com o clube até o final de 2026, já o vínculo de Dudu se encerra em janeiro do mesmo ano.

Bastidores de Zé Rafael no Palmeiras

Uma das situações que tem gerado especulação é a possível saída do volante Zé Rafael. O nome do jogador foi cogitado para reforçar outros clubes, incluindo o Santos, mas até o momento não há movimentações concretas para sua transferência.

Segundo o Gazeta Esportiva, fontes ligadas ao clube informaram que, até agora, não houve consultas formais ou ofertas pelo atleta, e ele só consideraria deixar o Palmeiras caso surja uma proposta vantajosa para todas as partes.

Embora o futuro de Zé Rafael no Palmeiras ainda não esteja definido, sua permanência depende também dos planos da diretoria para o próximo ano. Caso o clube decida que ele não faz parte dos projetos futuros, a situação pode mudar rapidamente. Porém, até o momento, não houve nenhuma comunicação oficial sobre essa possibilidade, o que garante ao jogador a expectativa de continuar no Verdão em 2025.

Situação na temporada

Zé Rafael jogador do Palmeiras durante partida contra o Flamengo no Maracanã pelo campeonato Brasileiro A 2024. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Apesar de ainda ter um vínculo longo com o a temporada de 2024 foi marcada por altos e baixos para Zé Rafael. É um jogador importante no elenco, mas perdeu espaço entre os titulares, especialmente após uma sequência de lesões que o afastaram de algumas partidas. Ao todo, o meio-campista disputou 37 jogos dos 67 realizados pelo time nesta temporada.

Sua última participação foi em novembro, no confronto contra o Atlético-GO, quando entrou no segundo tempo e atuou por apenas 16 minutos. Desde que chegou ao clube, Zé Rafael tem sido um jogador de destaque, com 308 partidas disputadas e 25 gols marcados, além de 25 assistências. Ele também é parte integrante de um dos elencos mais vitoriosos da história recente do Palmeiras, tendo conquistado 11 títulos, incluindo a Copa Libertadores.