No último sábado (8), o Vasco venceu o Novorizontino por 3 a 0, em São Januário, pela 34ª rodada da Série B e, com o resultado, se manteve na zona de acesso à elite do futebol brasileiro, ocupando a 4ª colocação da tabela com 55 pontos. Ainda invicto jogando em casa neste campeonato, sendo 11 vitórias e seis empates, o Gigante da Colina tem se apoiado na força de sua torcida, que foi reconhecida pelo poder público do estado do Rio de Janeiro.
Isso porque o governo carioca declarou a torcida do Vasco como patrimônio cultural imaterial do Rio. O projeto de lei do deputado Chiquinho da Mangueira, de agosto de 2022, foi sancionado na última sexta (7) e publicado no Diário Oficial do estado nesta segunda (10). Com a Lei nº 9875 colocada em vigor, torcedores ‘foram à loucura’ na web, destacando a importância dos cruzmaltinos no decorrer da história do Gigante da Colina.
Nas redes sociais, a torcida do Vasco reagiu ao episódio: “A única torcida do RJ”, escreveu um torcedor cruzmaltino no Twitter; “Era pra ser patrimônio do Brasil, porque essa é a melhor torcida do mundo”, postou outro internauta. Segundo o GE, Chiquinho da Mangueira exaltou os mais de 10 milhões de vascaínos, que “com amor, devoção e entrega vem enchendo os estádios, fazendo sua festa, levando o apoio irrestrito aos jogadores, representando o grande clube do Rio de Janeiro”.
- “A melhor”; Torcida do Vasco vira patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro e torcedores ‘vão à loucura’
- “O melhor que tem”; Vojvoda se impressiona com titular do Fortaleza e expõe ‘segredo’ do sucesso
- “Quando jogamos aqui…”; Labandeira ‘manda a real’ no Sport e esquenta clima antes de decisão na Série B
- “Perdeu quatro meses…”; Rizek compara Botafogo aos rivais no Brasileirão e expõe ‘jogada de mestre’ de Textor
- André Hernan traz exclusiva de última hora sobre Rony e deixa torcida do Palmeiras ‘enlouquecida’
Vale lembrar que o Gigante da Colina viu sua torcida esgotar todos os ingressos disponíveis em jogos na capital, incluindo o Maracanã, desde a 7ª rodada da Série B, contra o Bahia. Patrimônio cultural imaterial à parte, Jorginho terá a semana livre para treinamentos, já que o Vasco só volta a campo no próximo domingo (16), às 16h, para enfrentar o Sport, fora de casa, pela 35ª rodada do campeonato. Os pernambucanos estão logo atrás na tabela com três pontos a menos.