Uso de três zagueiros
O Vitória venceu do Fortaleza, nesta quarta-feira (19), pela Copa do Nordeste. Fora de casa, o Rubro-Negro ganhou de virada e se tornou líder do Grupo A. Para a partida, o técnico Thiago Carpini usou uma escalação com três zagueiros. Com o resultado positivo, deu uma leve alfinetada nos críticos:
“Deu certo. Deu certo. Acho que muitas pautas estariam prontas se eu não tivesse vencido o jogo. Iam desvalorizar tudo que foi construído, iam falar que os adversários eram inferiores, que o Baiano não oferecia resistência. Coisa de quem não reconhece nossos méritos pelas vitórias.”
E, ao continuar, afirma que o Vitória está no caminho certo: “No futebol não tem mais ninguém bobo, todo jogo é difícil. Então o jogo de hoje serviu também para isso, para a gente mostrar que o Vitória segue um caminho e valorizar tudo que construímos até aqui.”
Análise da partida
O Vitória sofreu o primeiro gol do jogo, aos 40 minutos. Mas, no 2º tempo, buscou a virada, com gols de Gustavo Mosquito e Gabriel Baralhas. Carpini explicou a estratégia montada para conseguir a vitória fora de casa:
“Nossa ideia com a linha de cinco era proteger mais a bola longa. O Fortaleza tem um padrão definido de jogo, um time com menos troca de passes, sem muito jogo de aproximação, combinações. É um time mais vertical. Acho que isso não mudou mesmo com essa linha de quatro que eles estão fazendo agora em 2025.”
“A gente procurou usar a linha de cinco para ter mais controle dessa profundidade. Depois, com a linha de quatro, o plano era fazer mais pressão na saída da bola. De maneiras diferentes a gente consegue ter o controle. Essas foram nossas ideias nos dois tempos do jogo.”
Próximo jogo do Vitória
Neste sábado (22), o Vitória visita o Atlético-BA, pela 9ª e última rodada do Campeonato Baiano. Líder do torneio, com 18 pontos, o Rubro-Negro já está classificado para a semifinal. A equipe é a única invicta após oito rodadas.