Abel Ferreira já está marcado na história do Palmeiras, já que, desde que chegou, em outubro de 2020, tem no currículo duas Libertadores, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e um Paulistão. Ainda na disputa de todos os campeonatos que restam ao Verdão na temporada, o técnico sonha com a conquista do Campeonato Brasileiro. Para isso, o português colocou uma meta de pontos para a equipe alviverde na competição.

Conforme informado inicialmente pelo UOL Esportes, Abel escreveu em seu livro “Cabeça fria, Coração quente”, que o objetivo do Palmeiras na Série A do ano passado era somar 80 pontos, já que essa foi a pontuação média necessária para chegar ao título nas últimas 11 edições do campeonato. Como o Verdão terminou na 3ª colocação em 2021 com 66 pontos, a meta também foi estipulada nesta temporada, e o técnico português está animado com o processo da equipe.

Isso porque a comissão técnica do português dividiu os 19 adversários no Brasileirão 2021 em dois potes: um G8, com os oponentes mais difíceis historicamente, além dos principais rivais (Flamengo, Atlético-MG, São Paulo, Corinthians, Internacional, Grêmio, Fluminense e Santos); e um G11, contando  Athletico-PR, Red Bull Bragantino, Bahia (rebaixado), Fortaleza, Ceará, Atlético-GO, Sport (rebaixado), Chapecoense (rebaixada), América-MG, Cuiabá e Juventude.

Nos planos de Abel Ferreira, o Verdão teria que somar 20 dos 48 pontos em disputa com o G8 (um aproveitamento de 41,6%), enquanto estaria encarregado de conquistar 60 dos 66 pontos restantes contra o G11 (um aproveitamento de 90,9%). Como o Grêmio foi rebaixado para a Série B no ano passado, quem assumiu a vaga no G8 foi o Botafogo, já que Abel colocou os cariocas como um dos candidatos ao título em 2022. E Avaí, Coritiba e Goiás substituem os demais rebaixados no G11.

Seguindo o raciocínio do técnico português, o Palmeiras está apenas dois pontos atrás da meta, já que deveria ter somado 18 pontos nas nove primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, mas conquistou 16, aparecendo na vice-liderança da tabela, atrás do Corinthians, que tem justamente 18 pontos.. Isso porque a equipe alviverde somou nove pontos contra o G8, três acima do esperado por Abel, e conquistou sete pontos contra o G11, quatro abaixo do cálculo da comissão.