Fins de vínculo no Furacão

Com o Brasileirão se aproximando da reta final, o Athletico-PR encara duas frentes: lutar pela permanência na elite e planejar a temporada de 2025. Nos bastidores, o clube já avalia a situação de jogadores com contrato até o fim deste ano. Cinco nomes estão nessa lista: o lateral-direito Madson, os volantes Fernandinho e Gabriel, além dos meias Praxedes e Nikão;

Os jogadores têm vínculo somente até dezembro. Entre eles, Gabriel, Praxedes e Nikão estão emprestados e podem retornar aos seus clubes de origem. A definição sobre quem fica e quem sai vai moldar os próximos passos do Furacão.

Situação dos jogadores

Madson, 32 anos, está em sua segunda passagem pelo Athletico. Contratado no ano passado, o lateral-direito já havia defendido o Furacão em 2019, quando veio emprestado pelo Grêmio.

Nesta temporada, disputou 40 partidas, anotou um gol e deu três assistências. No entanto, a maioria das suas aparições foi saindo do banco, e a tendência é que não permaneça no clube em 2025.

Enquanto isso, Fernandinho, aos 39 anos, segue sendo uma referência no elenco. O volante, peça-chave do time, tem feito falta durante o período de lesão, coincidindo com a eliminação do Athletico nas copas e a má fase no Brasileirão. Sua última partida foi em agosto, contra o Belgrano.

Apesar dos desafios, o Athletico-PR já garantiu a permanência do capitão para a próxima temporada. Na atual campanha, Fernandinho soma 39 jogos, com oito gols e sete assistências, reforçando sua importância em campo e fora dele.

Gabriel, 32 anos, desembarcou no Athletico em abril, por empréstimo do Internacional, a pedido do então técnico Cuca. Desde então, disputou 23 partidas, marcou um gol e deu uma assistência.

Com a lesão de Fernandinho, o volante ganhou espaço no time titular e teve boas atuações, mas não escapou das críticas após erros na eliminação da Sul-Americana contra o Racing. A tendência é que não permaneça no clube para 2025.

Já Praxedes, de 22 anos, chegou em agosto por empréstimo do Red Bull Bragantino, com opção de compra ao final do contrato. Apesar do potencial, o jovem tem sido utilizado como “reserva de luxo”, acumulando seis partidas, a maioria saindo do banco. Seu futuro no Furacão segue indefinido, dependendo de uma possível aquisição pelo clube.

Nikão segue no Athletico-PR?

Nikão, ídolo do Athletico-PR , voltou ao clube em abril, por empréstimo do São Paulo. Aos 32 anos, o meia buscava reviver os bons momentos de sua primeira passagem, mas o desempenho não se traduziu em campo. Com 19 partidas, três gols e uma assistência em 2024, a continuidade do jogador em 2025 é incerta.

O jogador chegou a emplacar uma sequência como titular, mas perdeu espaço e acabou até afastado do elenco principal sob o comando de Martín Varini. A chegada de Lucho González trouxe o meia de volta ao grupo, mas sua utilização segue limitada. O futuro do camisa 11 permanece em aberto, com dúvidas sobre uma nova permanência.