Uma nova era com James Freitas

O Coritiba, um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, está passando por uma fase de mudanças significativas. Com a recente chegada do diretor técnico Paulo Autuori, o clube está voltando seu olhar para dentro, buscando definir o futuro do comando técnico.

Os próximos jogos serão cruciais para essa definição. Nesta terça-feira, o Coritiba enfrentará o Guarani, com James Freitas mais uma vez à frente da equipe. A missão de Freitas é mostrar que o time pode evoluir sob sua liderança.

Na sexta-feira, o desafio será ainda maior, com um jogo fora de casa contra o Novorizontino. A performance do time nesses dois jogos pode ser determinante para o futuro de Freitas no comando.

Dependendo de como o time se comportar nesses jogos, existe a possibilidade de James Freitas ser efetivado como técnico. Inicialmente, essa não era a intenção da diretoria, que vinha realizando uma análise de mercado para a posição.

Uma boa dupla

No entanto, Paulo Autuori, ao longo de sua carreira, tem mostrado uma forte convicção em trabalhar com jovens talentos e dar oportunidades. Essa filosofia pode pesar a favor de Freitas.

Autuori e Freitas têm uma longa história juntos. Foi Autuori quem levou Freitas para o Athletico no final de 2021. No entanto, em 2022, Autuori pediu demissão do Athletico após o presidente do clube, Mario Celso Petraglia, solicitar a saída de Freitas do comando do time de Aspirantes.

James Freitas tem uma formação sólida, sendo graduado e pós-graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele já trabalhou com grandes nomes do futebol brasileiro, como Felipão, Mano Menezes, Renato Portaluppi e Roger Machado.

Gaúcho de nascimento, Freitas iniciou sua carreira como preparador físico no São José. Com mais de 20 anos de carreira entre a base e o profissional, ele traz uma vasta experiência para o Coritiba. Agora, resta saber se essa experiência será suficiente para levar o clube a novos patamares.

O que dizem os torcedores