‘Jogo truncado’
No último sábado, o Grêmio enfrentou o Juventude no Alfredo Jaconi, em um jogo que terminou sem gols. A partida, válida pela primeira mão da final do Gauchão, foi marcada por uma forte disputa entre as duas equipes.
O técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, reconheceu que a performance de sua equipe não foi a melhor. Ele atribuiu o resultado ao jogo truncado e à eficiente marcação do Juventude.
“Ficamos devendo. Jogo muito truncado, meu time é bastante técnico e ficamos devendo, até pela marcação do Juventude”, admitiu Renato. Ele acredita que a situação será diferente na Arena, onde contarão com o apoio de 50 mil torcedores e um gramado que favorece o estilo de jogo do Grêmio.
A partida foi marcada por muitas faltas, com o árbitro Anderson Daronco distribuindo oito cartões amarelos. Pavon, do Grêmio, foi quem mais ameaçou o gol adversário, com duas tentativas no primeiro tempo e uma no segundo.
O gramado é tudo?
Apesar das tentativas, o placar permaneceu inalterado, graças à atuação do goleiro Caíque, que garantiu o empate para o Juventude.
O resultado não dá vantagem a nenhuma das equipes para o jogo de volta. No entanto, o Grêmio pode conquistar o sétimo título consecutivo do Gauchão com qualquer vitória na Arena.
“Teremos mais 90 minutos na Arena”, disse Renato. “Não quer dizer que o Grêmio vá ser campeão, mas teremos o apoio da torcida. Hoje não fomos tão bem assim, daqui uma semana será outro jogo, até porque o gramado faz com que a bola ande mais, como os jogadores gostam ”.
Ler mais: Para jogar com Villasanti: Torcida do Grêmio ‘aprova na web’ possível contratação
Renato acredita que o gramado da Arena favorecerá as equipes a jogarem melhor. “Na Arena é diferente e vai favorecer as equipes a jogar melhor, e nesse quesito o Grêmio leva vantagem”, afirmou.
Será que o Juventude vai dar trabalho na volta?
Antes do jogo de volta, o Grêmio de Renato Gaúcho terá outro desafio. Na terça-feira (2), a equipe enfrentará o The Strongest, na Bolívia, pela estreia na fase de grupos da Libertadores.
A segunda partida da final do Gauchão acontecerá no próximo sábado (6), na Arena do Grêmio. Em caso de novo empate, o campeão será decidido nos pênaltis.
O Grêmio busca o 43º título estadual e pode levantar a taça pelo sétimo ano consecutivo.
A partida começou morna, mas ambas as equipes tiveram chances de sair na frente. Lucas Barbosa, do Juventude, teve uma boa oportunidade, mas parou no goleiro Caíque.
No segundo tempo, Caíque continuou sendo exigido. Ele fez duas boas defesas nos primeiros minutos, em chutes de Rildo e Gilberto. O Grêmio respondeu com uma cobrança de falta de Cristaldo, defendida por Gabriel.
No restante do segundo tempo, o Grêmio conseguiu segurar o ímpeto do Juventude e segurou o empate, deixando a definição do título para o segundo jogo.