Há menos de um mês para a estreia da Copa do Mundo, cuja abertura está marcada para o dia 20 de novembro, fãs do futebol já começam a especular as grandes favoritas ao título no Catar. E se o imaginário internacional já tem suas apostas, um supercomputador da empresa BCA Research se baseou em estatísticas atuais e das últimas cinco edições do Mundial para cravar a Argentina de Lionel Messi como campeã do torneio em 2022.

A pesquisa, nomeada como “The Most Important Of All unimportant Forecast 2nd Edition 2022, FIFA World Cup”, se baseou em múltiplos dados dos jogadores na vida real, assim como no do jogo de videogame Fifa, da EA Sports. Além disso, o supercomputador colheu resultados das 192 partidas da fase de grupos e 64 do mata-mata da Copa do Mundo da Coréia e Japão, em 2002, Alemanha, em 2006, África do Sul, em 2010, Brasil, em 2014, e Rússia, em 2018.

Vale lembrar que, no período analisado, a Argentina só chegou à final da Copa do Mundo no Brasil, quando perdeu o título na prorrogação para a Alemanha. Agora, o estudo da BCA Research indica o título à Albiceleste, que não vence o torneio desde 1986, quando Diego Maradona e companhia levantaram a taça diante da Alemanha, no Mundial do México. Para completar, o supercomputador garante que a conquista da Argentina no Catar será memorável.

Isso porque a outra finalista, ainda segundo a pesquisa, seria Portugal, expondo o duelo do século no futebol entre Messi e Cristiano Ronaldo, que protagonizaram a disputa pela Bola de Ouro por mais de uma década. Para testar o coração dos argentinos, o supercomputador também mostra que a taça da Copa do Mundo 2022 seria decidida nos pênaltis, sendo que a Albiceleste consagraria o tricampeonato mundial, colocando La Pulga ao lado de Dios.