Um luta contra o racismo
A Seleção Brasileira está na Europa para mais um amistoso. Nesta terça-feira (26), a equipe canarinho enfrenta a Espanha, em um jogo que foi agendado em mais uma forma de conscientização contra o racismo no futebol.
O acordo entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Espanhola surgiu após um dos episódios de violência racial sofrida por Vinícius Júnior, no país europeu. Diga-se de passagem, o Estádio Santiago Bernabéu, palco da partida, estará decorado com a frase “Uma só pele, uma só identidade”.
Vini Jr tem sido alvo de sucessivos ataques raciais no país e tem levantado a discussão sobre o assunto nas redes sociais, na mídia e também entre as entidades do futebol. Vale lembrar que ele recebeu o Prêmio Sócrates na cerimônia de entrega da Bola de Ouro 2023, pelo trabalho do Instituto Vini Jr, que trabalha também com pautas antirracistas.
Em coletiva nesta semana, o atleta revelou que os ataques recorrentes estão afetando sua disposição de jogar. “Cada vez estou mais triste e tenho menos vontade de jogar”, afirmou o atacante da Seleção Brasileira e do Real Madrid.
Até quando o atacante vai suportar
Para o colunista Mauro Cezar Pereira, o desabafo em tom de dor pode ser um sinal de que o jogador pode não suportar muito tempo a pressão que tem enfrentado jogando na La Liga.
“Essa pecha vai colando nas pessoas, no país, na população, é muito ruim para a própria Espanha. Entendo que ele não queria entregar os pontos para os vermes racistas, mas acho que vai chegar uma hora que ele não vai aguentar.”, comentou durante o Uol News Esporte.
O jornalista prosseguiu apontando que mesmo com o carinho que o atleta nutre pelo Real Madrid, caso surja uma boa proposta, o atleta deve refletir, principalmente porque tem uma longa carreira pela frente.
“Vamos imaginar que algum time da Premier League com algum poderia econômico chegue no Real Madrid e faça uma proposta, lógico, procurando staff do jogador, ele vai ter que pensar bem. Por mais que ele goste de Madri, do Real Madrid, da torcida, dos colegas de time, ele é muito jovem, tem muita carreira pela frente”, avaliou.
Vinícius Júnior pode ter futuro promissor longe do Real Madrid
Para Mauro Cezar, o futuro do atacante da Seleção Brasileira pode ser ainda mais promissor, longe do Santiago Bernabéu. O colunista chegou a projetar o cenário de crescimento do atleta.
“Imagina se o Vini Jr sai do Real Madrid porque não tem mais clima, vai jogar em outro país e o futebol dele cresce, cresce, cresce e ele vira um jogador bem melhor do que ele já é.”, avaliou Mauro Cezar antes de prosseguir:
“Imagina, um jogador que poderá passar toda a carreira no Real Madrid se ele tiver longevidade no alto desempenho, no alto nível. Isso pode ser até um divisor de água para muita gente, mas eles encaram como algo normal, é bizarro, mas é assim que a coisa acontece”, complementou.