No dia 18 de dezembro de 2022, menos de um mês atrás, Lionel Messi levou a Argentina ao título da Copa do Mundo do Catar, ao bater a França nos pênaltis após empatar em 3 a 3 com bola rolando. Na sua provável despedida dos Mundiais, o argentino teve uma grande atuação durante todo o torneio e por isso foi eleito o melhor jogador desta edição.
Com o título da Copa do Mundo, Lionel Messi ganhou um período a mais de descanso. Dessa maneira, diferente de Neymar e Messi que retornaram aos treinamentos ainda em dezembro, o camisa 10 foi liberado para curtir o final de ano com a família na Argentina, após as comemorações pelo título.
Portanto, depois do recesso, Lionel Messi voltou aos treinamentos nesta quarta-feira (4). Com isso, o argentino foi recebido com muitas palmas, pelos jogadores e comissão técnica. Além disso, o craque ainda posou com um prêmio de honraria, que recebeu do PSG pela conquista da Copa do Mundo do Catar.
Em suma, Lionel Messi perdeu dois jogos oficiais do PSG neste período em que esteve descansando, contra Strasbourg e Lens, ambos pela Ligue 1. No embate com o primeiro time, a equipe venceu por 2 a 1, com gol de Mbappé no último minuto. Enquanto isso, no confronto contra o vice-líder do Campeonato Francês, o Paris Saint-Germain foi derrotado por 3 a 1. Então, viu a diferença diminuir de sete para quatro pontos.