Em busca de um técnico
O Botafogo sofreu na temporada passada com a troca de técnicos. Afinal, o time começou muito bem no Campeonato Brasileiro e abriu uma vantagem com Luís Castro, mas com a saída do português o time não conseguiu achar um substituto.
Em primeiro momento, Cláudio Caçapa assumiu a equipe de forma interina e foi quem teve o melhor desempenho. No entanto, deu lugar ao badalado Bruno Lage, que não correspondeu à altura.
Então, foi a vez de Lúcio Flávio ganhar uma chance, mas também não conseguiu fazer o time jogar. Por fim, a equipe apostou em Tiago Nunes para tentar ficar com o título do Campeonato Brasileiro, porém isso não aconteceu.
O treinador foi mantido para 2024, mas com um desempenho abaixo do esperado deixou o time, após o empate com o Aurora na Pré-Libertadores. De lá para cá, pouco mais de um mês, o Alvinegro está no mercado da bola em busca de um novo comandante.
Interesse em técnico espanhol
De acordo com o renomado jornal “As“, da Espanha, John Textor tem um novo nome na mira para assumir o Botafogo. Trata-se do experiente técnico espanhol Quique Setién, de 65 anos, que tem passagens por Barcelona e Villarreal.
No momento, o treinador está livre no mercado, o que facilita as negociações. Ainda segundo a reportagem, Quique Setién tem ganhado muita força com a diretoria e por isso existe expectativa de que as negociações comecem e sejam concluídas na semana que vem.
Afinal, ambas as partes parecem muito interessadas em um desfecho positivo. Uma fonte citada na matéria afirmou que o treinador espanhol considera assumir o Botafogo por ser um clube com condições de ser protagonista no futebol brasileiro.
“Numa conversa com o representante de Setién, (John) Textor recebeu a informação de que o técnico considera assumir o cargo no Botafogo, por ser um clube com condições de ser protagonista no Brasileirão e na Libertadores“, diz uma fonte citada pelo “As”.
Ler mais: Situação de Patrick de Paula vem a tona e retorno é exposto no Botafogo
Passagem de Quique Setién no Barcelona
Vale ressaltar que John Textor já deixou claro seu interesse pela chegada de um técnico europeu no Alvinegro. No entanto, o empresário se mostra em dúvida se Setién poderia se adaptar ao calendário brasileiro, que é muito apertado.
O treinador chegou ao Barcelona em janeiro de 2020, mas ficou apenas oito meses no comando da equipe. Afinal, acabou demitido após a derrota histórica para o Bayern de Munique na Champions League por 8 a 2.
Além da goleada sofrida na competição continental, ainda pesou o fato da equipe não conquistar nenhum título, algo que não acontecia desde 2008.
Por fim, o comandante voltou a trabalhar em outubro de 2022, quando assinou com o Villarreal, mas depois de um início de LaLiga em setembro de 2023 foi demitido e está no mercado, desde então.