No último domingo (18) o Palmeiras venceu o Santos por 1 a 0, no Allianz Parque, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, e com o resultado, se manteve na liderança isolada com 57 pontos. A partida também ficou marcada pela presença inédita de Endrick entre os relacionados, já que o atacante encantou o mundo nas categorias de base. Não à toa, empresários da joia se reuniram com representantes de um gigante europeu, enquanto o Verdão ‘torceu o nariz’.

De acordo com o jornal Sport, da Espanha, agentes de Endrick se encontraram com membros da diretoria do Barcelona, que tem interesse em sua contratação, na Catalunha. Por mais que ainda não tenha estreado entre os profissionais do Palmeiras, o atacante de 16 anos foi aprovado em todas etapas da área esportiva e virou um alvo do Barça no mercado brasileiro, já que os europeus entendem que a joia tem potencial para brilhar internacionalmente a médio prazo.

Como Endrick só pode se transferir para o exterior quando completar 18 anos, em julho de 2024, as negociações com o Barcelona ainda não começaram. Entretanto, o Verdão não tem o mercado espanhol como prioridade para negociar o atacante no futuro, já que a Receita do país cobra uma taxa de 15% dos valores brutos de negociações de times brasileiros. Vale lembrar que os espanhóis são os únicos que pedem o pagamento desse tributo, cuja prática já acontece há alguns anos.

Vale lembrar que, segundo o GE, Endrick assinou seu primeiro contrato profissional com o Palmeiras até 2025, sendo que sua multa rescisória para o exterior é de €60 milhões (aproximadamente R$302,9 milhões). Como o Real Madrid também está de olho no jovem atacante, a diretoria alviverde já sinalizou que está disposta a aceitar uma oferta mais baixa de outros mercados, como França e Inglaterra, desde que o valor supere as cifras líquidas oferecidas pelos times da Espanha.