Planejando a temporada
O Botafogo está na missão de superar a última temporada. A equipe conseguiu fazer uma campanha histórica em especial no primeiro turno, mas o acabou deixando escapar o título do Brasileirão, após uma queda vertiginosa do desempenho no returno.
A equipe já se reapresentou e iniciou os trabalhos para a temperada 2024. O principal objetivo é literalmente deixar a derrocada de 2023 no passado e mostrar um Botafogo 100% recuperado
Pensando nisso John Textor e a diretoria do alvinegro carioca segue trabalhando no mercado da bola e já oficializou as contratações do goleiro John, do zagueiro Lucas Halter e do atacante Jeffinho e do atacante Savarino.
A diretoria trabalha também para uma reformulação do elenco em especial estuda como lidar com algumas promessas do sub-23 com as quais ainda tem contrato vigente.
Lista extensa
Alguns desses jogadores retornaram de empréstimo, mas não devem permanecer no Nilton Santos. O mesmo destino deve ter aqueles que ganharam oportunidade com o time principal.
Segundo informações do Jogada 10, do portal Terra, ao todo 25 jogadores devem deixar o Botafogo por empréstimo nesta temporada. Grande parte da lista é composta por nomes pouco conhecidos da torcida alvinegra.
Entre os nomes mais populares estão o meio-campista Oyama que será emprestado para o Juventude-RS e o atacante Chay que será reforço do Guarani nesta temporada.
Leia mais: Agora é oficial: Botafogo põe fim a novela e define futuro de Diego Costa
Quem será emprestado
No setor defensivo: serão emprestados os goleiros Gabriel Toebe (Avenida-RS) e João Fernando (Boavista-RJ); os laterais JP Galvão (Inter de Limeira-SP), Vitor Marinho (ABC-RN) e Jefinho (Brasil-RS); além dos zagueiros Philipe Sampaio (RWD Molenbeek-BEL), Sousa (RWD Molenbeek-BEL) e Henrique Vermudt (Ferroviário-CE).
Cinco meio-campistas também tiveram o destino definido: Luís Oyama (Juventude-RS), Felipe Vieira (América-RN), Antônio Villa (América-RN), Witor Lessa (Náutico) e Juninho (Madureira).
Seis atacantes não serão aproveitados pelo Botafogo: Chay (Guarani), Sérgio (América-RN), Esquerdinha (América-RN), Dudu (Democrata-MG), Gabriel Conceição (Boavista-RJ) e Vitinho (Ferroviário-CE)
Ainda há aqueles que estão com futuro incerto, mas também devem sair: o goleiro Diego Loureiro, que estava emprestado ao Atlético-GO; o zagueiro Reydson; os volantes Breno, que estava no Ceará no segundo turno da Série B do Brasileirão, e Kayque, que atuou pelo Molenbeek; o atacante Emerson Urso, que defendeu o Ituano, este está com o elenco alvinegro durante a pré-temporada, e o atacante Iago André.