A Seleção Brasileira está pronta para enfrentar a Croácia nesta sexta (9), às 12h, no Estádio Cidade da Educação, pelas quartas de final da Copa do Mundo. E quem deve ser um dos titulares de Tite é Raphinha, que ainda não marcou gols no Catar e não tem sido unanimidade entre os torcedores tupiniquins. E os números da camisa 11 da Amarelinha neste Mundial renderam comparações a Gabriel Jesus no torneio realizado na Rússia, em 2018, quando o então camisa 9 também era contestado.

Segundo dados da Fifa, Raphinha é quem mais fez (26) e mais acertou (6) cruzamentos entre os 26 convocados pela Seleção Brasileira nesta Copa do Mundo, além de liderar entre os nomes da posição em distância percorrida (31,1 km/h). E se o gol ainda não saiu lá na frente, o camisa 11 da Amarelinha tem sido um importante aliado do setor defensivo de Tite, já que o atacante lidera algumas estatísticas de defesa entre seus companheiros de ataque.

De acordo com o GE, Raphinha é quem mais exerceu pressões diretas no homem da bola (16); quem mais recuperou a posse da bola (9); quem mais interrompeu a posse adversária (8); líder em bloqueios, ao lado de Rodrygo (ambos com 7); quem mais deu botes e o que mais acertou (11 e 4, respectivamente); e maior número de bolas perdidas recebidas (14). Contudo, os feitos do atacante da Seleção Brasileira tem sido alvo de críticas por parte da torcida tupiniquim.

Nas redes sociais, torcedores atribuíram a falta de gols de Raphinha aos números defensivos nesta Copa do Mundo, citando Gabriel Jesus, que foi titular da Amarelinha no Mundial da Rússia e também não foi às redes: “Dos mesmos criadores de ‘O Volante Gabriel Jesus’”, ironizou um perfil no Twitter. O camisa 11 da Seleção Brasileira, por sua vez, espera dar fim ao jejum lá na frente sem abrir mão das orientações defensivas de Tite.