O futebol envolve mais do que o esporte e as conquistas dos respectivos times. A modalidade mais popular do mundo envolve seus torcedores em muita emoção, fidelidade e, é claro, rivalidade. No Brasil, disputas históricas entre os rivais dos gramados arrastam multidões, que lotam estádios, para assistir e apoiar o time do coração contra o arqui-inimigo. Pensando nisso, confira a lista de maiores rivais do futebol brasileiro:

Gre-Nal: constantemente eleita a maior rivalidade do país, tanto pela dominação regional quanto pelo histórico de confrontos, Grêmio e Internacional já se enfrentaram nos gramados 435 vezes – caminhando para a 436ª, na disputa pela semifinal do Gaúchão 2022. Ao todo, são 159 vitórias coloradas a 138 tricolores, além de 138 empates.

Dérbi Paulista: um dos maiores clássicos ao redor do mundo, o confronto entre Palmeiras e Corinthians reúne tanta rivalidade e história que se tornou enredo de filme – O Casamento de Romeu e Julieta, de 2005. Na história das equipes, são 373 confrontos, com 131 triunfos alviverdes contra 129 alvinegros e 113 empates. 

Clássico dos Milhões: quando se trata da disputa entre os dois times mais populares entre os cariocas, falamos sobre uma rivalidade dentro e fora de campo, afinal, Vasco e Flamengo tiveram origens no remo, antes do futebol. O embate entre ambos foi construído em disputa de títulos e declarações de ídolos e dirigentes das respectivas equipes. Ao todo, são 396 duelos e 153 vitórias rubro-negras contra 131 cruz-maltinas, além de 112 empates.


Clássico-Rei: a rivalidade entre Ceará e Fortaleza existe há mais de cem anos e foi inaugurada logo com uma disputa de título, em 1918, onde o Vozão levou a melhor em campo. Ao longo da história, são 595 partidas, com triunfo maior do alvinegro, que soma 204 vitórias a 179 do tricolor e 212 empates.

Clássico Mineiro: a disputa de quase 101 anos entre Atlético Mineiro e Cruzeiro é não só uma das maiores rivalidades do Brasil, como uma das mais emblemáticas. Isso porque, na hora de levantar dados sobre a competição entre as equipes, Galo e Raposa tem uma contagem de jogos diferente e nunca chegaram a um acordo sobre a contagem de partidas oficiais. Portanto, do lado celeste, são contabilizados 498 jogos, 170 vitórias, 195 derrotas e 132 empates. Já o alvinegro declara 516 disputas, 208 vitórias, 171 derrotas e 137 empates.

Fla x Flu ou Clássico das Multidões: um dos mais populares clássicos do Rio de Janeiro e do país, Flamengo e Fluminense fazem parte dos confrontos centenários do Brasil: são quase 110 anos desde a primeira partida entre os rivais cariocas. No retrospecto, os times Alvirrubro e Tricolor se enfrentaram 436 vezes, com 159 vitórias do Fla, 137 triunfos do Flu e 140 empates.

Ba-Vi: o duelo entre Bahia e Vitória é, definitivamente, um dos clássicos mais fervorosos entre os grandes confrontos brasileiros. Além da história de rivalidade, é fácil lembrar do Ba-Vi da Paz, em 2018, que selava a harmonia no retorno das torcidas ao estádio após seis partidas afastadas, e terminou em um show de confusão: com nove expulsões, o Bahia venceu o confronto por W.O, após o quinto cartão vermelho para o Vitória. Ao todo, são 495 embates, com 185 vitórias do Tricolor de Aço e 156 do Leão da Barra, além de 154 empates.

Matéria produzida por Maria Eduarda Souza.