Nesta quinta (10), o Botafogo não só venceu, como também convenceu ao bater o Santos por 3 a 0, no Nilton Santos, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro e, com o resultado, entrou na zona de classificação à próxima Copa Libertadores, fechando o G-8 com 53 pontos. Após John Textor assumir a SAF alvinegra no início do ano, agora o Glorioso espera voltar aos seus dias de glória disputando o torneio continental. Veja abaixo os cenários para conquistar sua vaga.
No próximo domingo (13), às 16h, o Botafogo tem um confronto direto contra o Athletico-PR, que ocupa a 6ª posição na tabela do Brasileirão, fora de casa, pela última rodada do campeonato. Caso vença o Furacão, a equipe alvinegra garante participação na Libertadores, pelo menos na fase preliminar. Para se classificar diretamente à fase de grupos, o Glorioso também precisa torcer para uma derrota do Atlético-MG, que enfrenta o Corinthians, em São Paulo.
Caso o Botafogo fique apenas no empate com o Athletico-PR, terá que ‘secar’ América-MG e Fortaleza, que não podem nem empatar com Atlético-GO, em Belo Horizonte, e Santos, no litoral paulista, respectivamente. Por mais que não seja um desejo da torcida alvinegra, o Glorioso ainda pode ir à Libertadores em 2023 se perder para o Furacão, mas, para isso, teria que torcer para que Coelho e Leão também tropecem em seus últimos compromissos na Série A.
- “Papo estranho, hein”; Arias dá ‘resposta atravessada’ sobre futuro e torcida do Fluminense teoriza na web
- Pezzolano traz ‘bomba’ de bastidores e Cruzeiro não descarta manter Bidu e +3: “Estamos com dúvida…”
- “O que pode trazer para o futebol?”; Treinador italiano é curto e grosso e explica oposição a realização da Copa no Qatar
- “Pelo menos isso…”; Luís Castro faz apelo ao Botafogo por atacante e assunto ferve nos bastidores
- “Se dedica o jogo todo”; Orlando Ribeiro ‘solta o verbo’, sai em defesa de atacante e manda a real para torcida do Santos
Por fim, se perder para o Furacão, o Botafogo ficaria de fora do torneio mais importante da América do Sul em caso de: América-MG somar pontos diante do Atlético-GO (se o jogo terminar empatado, a decisão será no saldo de gols, que hoje é favorável à equipe alvinegra em um gol, além de ter marcado dois a mais que o Coelho; Fortaleza vencer o Santos; e/ou São Paulo ganhar do Goiás, fora de casa. Em todos esses cenários, o Glorioso ficaria apenas com a vaga na Sul-Americana.