Reta final acirrada
A edição 2023 do Campeonato Brasileiro tem sido uma das mais acirradas dos últimos tempos. Isso porque além ao menos cinco clubes brigando pelo título nacional quando a situação são as chances de rebaixamento a coisa não é diferente, principalmente depois dos resultados da 32ª rodada.
Quando a situação envolve o Vasco, por exemplo, a situação deu uma melhorada graças a vitória por 1 a 0 sobre o líder Botafogo. Dessa forma, segundo um levantamento realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais, o Gigante da Colina passou de 78,6% para 36,1% de chance de queda após conquistar o resultado positivo na última rodada.
Assim, o Cruzeiro, que perdeu em casa para o Internacional por 2 a 1, no último domingo (5), entrou no Z-4 e possui atualmente 24% de chances de cair para a Série B. Já o Santos viu sua porcentagem de queda aumentar após o empate por 0 a 0 diante do Cuiabá.
O Clube da Vila Belmiro está no 14° lugar com 38 pontos e passou de 14,8% para 21,4% em chances de queda. Já o Corinthians, que foi derrotado pelo Red Bull Bragantino por 1 a 0, o Corinthians, e figura neste momento na 13° colocação com 40 pontos, tem “apenas” 8,9% de risco de queda.
Estatísticas dos matemáticos
P5- Contudo, para a Universidade Federal de Minas Gerais, a situação do América-MG é bem complicada. Por mais que ainda haja chances matemáticas do Coelho permanecer na elite do futebol brasileiro, o estudo da universidade aponta 100% de risco de queda ao time mineiro, que pode, inclusive, ser rebaixado na próxima rodada.
Já Coritiba (19°) e Goiás (18°) têm chances grandes de queda. A instituição vê o clube paranaense com 99% de risco de ir à segunda divisão, enquanto os goianos somam 69,1%. Por fim, o estudo aponta ainda chances praticamente remotas de quedas para Cuiabá (4,9%), Internacional (1,8%) e São Paulo (1,6%).
Leia mais: BOTAFOGO x GRÊMIO pelo BRASILEIRÃO; Onde assistir, raio-x do duelo e mais
Em busca de garantir a sua permanência na Série A, o Vasco volta a campo no próximo domingo (12), para encarar o América-MG às 18h30 (horário de Brasília), em São Januário.