O título estava nas mãos
Antes do início do Campeonato Brasileiro ninguém colocava o Botafogo como um candidato ao título. No entanto, isso foi mudando com o grande desempenho da equipe no primeiro turno.
Dessa maneira, aos poucos, o Glorioso se tornou o grande favorito para ficar com o título do Campeonato Brasileiro, principalmente, pela distância dos concorrentes diretos.
Contudo, O Fogão começou a oscilar muito na competição e a diferença para o Palmeiras, segundo colocado na época, foi diminuindo gradativamente até que o Verdão ultrapassou a equipe carioca e ficou com o título.
Mesmo com o time crescendo muito e o Botafogo em queda, a todo o momento o técnico Abel Ferreira colocava o Glorioso como grande favorito ao título, visando jogar a pressão para a equipe carioca.
Estratégia de Abel Ferreira
Em entrevista, João Martins, auxiliar de Abel, abriu o jogo e revelou os bastidores sobre a estratégia do treinador português para aumentar ainda mais a pressão no Botafogo.
“Foi engraçado porque quando a distância abriu muito, o Abel começou a passar o discurso: “Vou dar-nos como fora do título, só para tentar que o Botafogo comece a sentir mais pressão de ser líder. Sempre que me perguntarem, eu vou dizer que o Botafogo é o grande candidato, que tem tudo para ganhar”, disse, que ainda completou:
Leia mais: Ele quer o ídolo do time? Textor sai na caçada e faz sondagem por substituto de Perri no Botafogo
Sabíamos que era um clube que não ganha há muitos anos. A verdade é que estava com tudo para ganhar e com grande, grande, grande distância. O Abel disse isto, se calhar, há três ou quatro meses. Os jogadores partilhavam muito isso: “João, você vai ver que eles vão começar a perder pontos”, finalizou.