De volta à elite do Campeonato Brasileiro, o Vasco desembolsou uma alta quantia no mercado para reforçar o elenco. No entanto, até aqui, a movimentação no mercado não vem dando certo. Já que o time não tem conseguido somar pontos na competição e por isso o ocupa a 17ª posição, já dentro da zona de rebaixamento, aliás, a equipe ainda pode descer mais posições, pois Corinthians e América, que estão atrás, ainda jogam na rodada.

Em suma, o Gigante da Colina somou apenas seis pontos nesta edição em oito jogos disputados, foram quatro derrotas, três empates e apenas uma vitória. O desempenho além de muito ruim é também bastante preocupante. Afinal, no recorte das oito primeiras rodadas, o Vasco tem uma campanha pior do que três das quatro vezes que foi rebaixado.

Leia mais: Será mandado embora: Renegado recebe ‘xeque-mate’ e deve deixar o Vasco de Barbieri

Sobretudo, a campanha nesta edição do Campeonato Brasileiro, até aqui, só é melhor do que a de 2015, quando o time estava na lanterna com apenas três pontos somados. Já em 2008, 2013 e 2020, o aproveitamento foi superior ao atual, 46%, 42% e 63%, respectivamente. Números acima do que 25% do Brasileirão de 2023.

Vale lembrar que o Vasco só venceu na estreia do torneio contra o Atlético e depois não conseguiu mais repetir. Aliás, com a derrota para o Fortaleza no último sábado (27), o time chegou ao terceiro revés consecutivo na competição. Com isso, o técnico Maurício Barbieri vem sendo alvo de muitas críticas e parte da torcida tem pedido a saída do treinador.