Polêmica contra o Sport
O Palmeiras venceu o Sport por 2 a 1 neste domingo (6), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro Série A, em partida disputada na Ilha do Retiro. No entanto, o jogo foi marcado por uma grande polêmica envolvendo a arbitragem.
A principal delas, o segundo gol do Verdão, marcado por Raphael Veiga, após a marcação de um pênalti controverso, em lance com o lateral-direito Matheus Alexandre. Na jogada, o defensor do Sport tocou a bola antes do contato com Veiga, que caiu dentro da área. O árbitro Bruno Arleu de Araújo assinalou a penalidade e sequer consultou o VAR para revisão do lance, o que gerou reclamações intensas por parte do time pernambucano.
Erro em pênalti?
Agora, a Comissão de Arbitragem da CBF confirmou o erro na marcação. Em parecer técnico divulgado nesta segunda-feira (7) o Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI) — formado pelos ex-árbitros Nicola Rizzoli, Néstor Pitana e Sandro Ricci — analisou dois lances da partida.
O primeiro pênalti, assinalado ainda no primeiro tempo, foi considerado acertado. Já o segundo, ocorrido na reta final do jogo, foi classificado como um erro claro.
“O defensor toca claramente a bola e não faz um movimento adicional que possa justificar a infração marcada. O contato é acidental, consequentemente, a bola atinge a perna direita do atacante, desequilibrando-o e causando a queda, uma situação clara para o auxílio do Árbitro Assistente de Vídeo”, traz o parecer do comitê.
Lance leve e inevitável
O relatório ainda afirma que o contato posterior é leve e inevitável, decorrente da dinâmica do lance. Para os especialistas, não havia elementos suficientes para a marcação da penalidade e o VAR deveria ter recomendado revisão.
Diante da conclusão do CCEI, a CBF anunciou o afastamento por tempo indeterminado do árbitro Bruno Arleu de Araújo e do árbitro de vídeo Rodrigo Nunes de Sá. A decisão foi tomada com base na avaliação técnica do comitê internacional.